quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Suplementos alimentares...


SUPLEMENTOS ALIMENTARES

suplementos alimentares são a sensação do momento, por isso a preocupação em expor os benefícios e malefícios desses gêneros alimentícios, que se designam a complementar ou suplementar os regimes alimentares normais e que constituem fontes concentradas de determinados nutrientes.

Os suplementos entram como coadjuvantes de grande importância para garantir as necessidades nutricionais requeridas pelos atletas e praticantes de atividade física, pois muitas vezes torna-se difícil atingir as calorias e os nutrientes necessários apenas através da alimentação normal.

Eles são indicados principalmente para atletas de competição que gastam muitas calorias devido ao exercício pesado e freqüente. O gasto calórico muitas vezes é tão alto que somente com a alimentação, não é suficiente completar a necessidade calórica e nutricional.

Alguns praticantes de atividade física tomam esses suplementos com a promessa muitas vezes de ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. O grande problema é a prescrição desses suplementos, que precisa sempre ser orientada de formacuidadosa.

Para praticantes de atividade física, onde o gasto calórico não é tão grande, na maioria das vezes não há necessidade do uso de suplementos. Porém, algumas pessoas deixam de se alimentar corretamente para completar com os suplementos.

Outro problema é que os praticantes de atividades físicas não costumam seguir as recomendações de um nutricionista ou de um médico, consumindo os suplementos de maneira inadequada, o que pode ocasionar problemas de saúde.

O que muitas pessoas não sabem é que a nossa alimentação é rica em proteínas (carnes, ovos, frango, peixes, leite e derivados possuem este nutriente) e quase sempre se alcança o recomendado para a atividade física.

Por isso é sempre é necessário ter a prescrição de um médico ou nutricionista, que verifique a necessidade e elabore um plano alimentar adequado e relacionado com o suplemento que se deseja utilizar, se for o caso.

Por Flavia Ramos e Luana Stoduto

Nenhum comentário:

Postar um comentário